” Há uma coisa ainda mais vital para a ciência do que métodos inteligentes; e isto é, o sincero desejo de descobrir a verdade, seja ela qual for. ”  – Charles Pierce

VISÃO SUBNORMAL

O que é a visão subnormal?

Quando óculos ou lentes de contato não podem proporcionar visão adequada, pode-se utilizar um auxílio óptico. Essa condição não deve ser confundida com cegueira. Pessoas com visão subnormal ainda possuem visão útil, que pode ser melhorada com recursos ópticos especiais. A deficiência visual pode ser menor ou maior dependendo da patologia ou lesão ocular de cada indivíduo. A melhora visual com recursos ópticos especiais é geralmente alcançada após exames clínicos ou cirúrgicos. Embora o mais comum seja a redução da visão central, a visão subnormal pode também ser consequência de diminuição da visão periférica, da diminuição da visão para cores ou da incapacidade para definição adequada de luz, contraste ou foco. Diferentes tipos de visão subnormal podem exigir diferentes tipos de assistência oftalmológica. Pessoas que nascem com visão subnormal, por exemplo, têm necessidades diferentes daquelas que apresentam o problema no decorrer da vida.

Causas

Embora a maior incidência seja em idosos, pessoas de todas as idades podem ser acometidas. A visão subnormal pode ocorrer por causa congênita, doenças hereditárias, traumas, diabetes, glaucoma, catarata e doenças relacionadas à idade. A causa mais comum é a degeneração macular do idoso.

EXAMES & TESTES

Como é feita a avaliaão do candidato a motorista bióptico?

A condução segura envolve mais do que apenas a acuidade visual ou o campo visual do paciente. É preciso ter a capacidade de ficar a par constantemente das mudanças e perceber informações no ambiente de condução. O motorista deve ter a capacidade de atender constantemente as informações e as habilidades cognitivas para processar rapidamente as informações. O motorista também deve ter as habilidades motoras para reagir a essas mudanças, reflexos satisfatórios.

A avaliação do potencial condutor bióptico começa com um exame oftalmológico completo, incluindo a saúde ocular e testes de baixa visão. Alguns dos testes abaixo podem ser particularmente importantes na avaliação de um possível motorista bióptico.

  • Avaliar o histórico de condução;
  • Acuidade visual e refração de baixa visão;
  • Avaliação da saúde ocular;
  • Exame telescópico;
  • Exame de motilidade ocular e visão binocular;
  • Sensibilidade ao contraste;
  • Teste de Glare;
  • Campos visual;
  • UFOV Campo Útil de Visão.

ESTATÍSTICA DA VISÃO SUNORMAL

Do total da população brasileira, 23,9% (45,6 milhões de pessoas) declararam ter algum tipo de deficiência. Entre as deficiências declaradas, a mais comum foi a visual, atingindo 3,5% da população. Em seguida, ficaram problemas motores (2,3%), intelectuais (1,4%) e auditivos (1,1%).

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as principais causas de cegueira no Brasil são: catarata, glaucoma, retinopatia diabética, cegueira infantil e degeneração macular.

Segundo dados do IBGE de 2010, no Brasil, das mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual:

  • 528.624 pessoas são incapazes de enxergar (cegos);
  • 6.056.654 pessoas possuem baixa visão ou visão subnormal (grande e permanente dificuldade de enxergar);

Outros 29 milhões de pessoas declararam possuir alguma dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.

VISÃO SUBNORMAL

EXAME & TESTES

ESTATÍSTICAS

Vídeo da TV Brasil sobre a visão subnormal e alguns tratamentos

Lembrando, a visão subnormal se apresenta em diferentes níveis de comprometimento

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